Dia de Todos os Santos e do Bolinho

Dia de Todos os Santos

Dia 1 de Novembro é feriado em Portugal. É o Dia de Todos os Santos (Festum Omnium Sanctorum) que honra todos os santos, mártires e cristãos heróicos celebrados ao longo do ano. Neste dia é também celebrado (por antecipação) o dia dos Fiéis Defuntos, ou dia dos Finados que se celebra a 2 de novembro.

Por todo o Portugal, este dia é dedicado a homenagear todos os que já partiram. Por norma, as famílias portuguesas enfeitam as campas dos seus familiares nos cemitérios e ao longo do dia 1 de novembro visitam os cemitérios para deixar ramos e velas nas campas. Antes da visita ao cemitérios realizam-se missas nas paróquias. Depois da missa realiza-se uma procissão até ao cemitério.

Dia do Bolinho

Em algumas zonas de Portugal, no dia de Todos-os-Santos, as crianças saem à rua e juntam-se em pequenos bandos para pedir o pão-por-deus de porta em porta. As crianças quando pedem o pão-por-deus recitam versos e recebem como oferenda: pão, broas, bolos, romãs e frutos secos, nozes, amêndoas ou castanhas, que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro.

Dia do Bolinho

Crédito Imagem: pt.petitchef.com

“Pão por Deus, Fiel de Deus,
Bolinho no saco, Andai com Deus.”

Ó tia, dá Pão-por-Deus?
Se o não tem Dê-lho Deus!”

“Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos finados
Qu’estão mortos, enterrados
À porta daquela cruz.”

Veja aqui a receita de bolinho dos santos.

Nos países baixos, uma tradição semelhante acontece a 11 de Novembro, o Dia de São Martinho, em que as crianças percorrem as ruas com lanternas de papel e cantam:

“Elf November is de dag,
Dat mijn lichtje,
Dat mijn lichtje.
Elf November is de dag,
Dat mijn lichtje branden mag.”

“Sint Maarten, Sint Maarten,
De koeien hebben staarten,
De meisjes hebben rokjes aan,
Daar komt Sint Martinus aan!”

Deixar um comentário